PROGRAMA DE INCLUSÃO PRODUTIVA
A Secretaria do Bem Estar Social de Bauru – SEBES desenvolve o Programa de Inclusão Produtiva em parceria com entidades sócio-assistenciais localizadas em diversas regiões da cidade, sendo elas: Massa Caseira, Jardim Ferraz, CEAC Ferraz, NAF Real, NAF Jaraguá, Casa do Garoto, Lar Escola Rafael Maurício, Casa da Esperança, CIPS, Legião Mirim, Caná, Creche Tibiriçá, Núcleo Amizade, IASCJ (Jardim Nicéia) e IASCJ (Ferradura Mirim).
Trata-se de um programa destinado à população público alvo da Assistência Social, encaminhada pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, visando a geração de trabalho e renda e fomentando a formação de empreendimentos populares solidários auto-sustentáveis por meio do desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerenciais.
O Programa de Inclusão Produtiva é executado em três fases que, em conjunto, viabilizam o sucesso do empreendimento.
A primeira fase compreende o serviço Preparação para o Trabalho e Renda que capacita os usuários em diferentes áreas, como administrativa, alimentação, prestação de serviços e artesanatos em geral; bem como desenvolve atividades para o desenvolvimento de capacidades humanas de gerenciais.
O serviço Incubação de Empreendimentos Solidários, segunda fase do Programa, acompanha os usuários concluintes da primeira fase através de suporte e assessoria técnica para a aplicação das competências gerenciais/administrativas visando a sustentabilidade do negócio. Dessa forma, há suporte para estudos de viabilidade econômica, colocação de preço, estratégias de marketing, elaboração de planos de negócios e formalização.
A última fase denominada Microcrédito, consiste na aquisição de material de consumo ou equipamentos necessários a produção e geração de renda, no valor máximo de R$1000,00. É executado em parceria com a Cáritas Diocesana de Bauru e o acesso é permitido àqueles que concluíram o Serviço de Preparação para o Trabalho e Renda.
Trata-se de uma alternativa para iniciar a produção e o pagamento é facilitado: 15 parcelas sem juros com carência de 60 dias. O acesso só é permitido após prévia avaliação do monitor do curso e do assistente social que encaminhará o usuário à central (Cáritas) para o empréstimo.
Os usuários são acompanhados constantemente em todas as fases do Programa de Inclusão Produtiva, viabilizando o alcance dos objetivos propostos e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida e a efetivação dos direitos sociais.
Para saber mais, entre em contato com a equipe de Inclusão Produtiva pelo telefone 3227-3510.