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Piaçava Sustentável
Projeto desenvolvido em município baiano recebe apoio de R$ 150 mil

Divulgação - Kenki Yamakoshi

Artesãs de piaçava

Artesãs baianas, moradoras da comunidade de Ponto Central, na cidade de Santa Cruz Cabrália, a 100 quilômetros de Porto Seguro (BA) começaram o ano com excelentes oportunidades de negócios. O Citi, empresa de serviços financeiros globais, em parceria com o Instituto BioAtlântica (IBio) e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), anunciou o investimento de R$ 150 mil no projeto Piaçava Sustentável, que emprega mulheres de baixa renda do município.

Criada pelo IBio e parceiros locais em 2005, a ação é desenvolvida por integrantes da associação de artesãs Ponto Central – Produção Artesanal. A iniciativa mobiliza 30 mulheres da cidade, que são auxiliadas por mais 60 artistas da região.

As artesãs que nunca puderam contar com uma renda mensal, uma vez que vendiam poucas peças por mês, hoje ganham R$ 600 com a produção dos produtos, feitos dentro dos princípios do comércio justo e solidário, que entre os pilares inclui: condições adequadas de trabalho, preço justo, valorização dos profissionais, sustentabilidade na cadeia de matéria-prima e qualidade do produto.

O montante irá estruturar todo o trabalho realizado, com treinamento e suporte à comunidade – da colheita sustentável da fibra à cadeia produtiva do artesanato – e comercialização das peças. Além da doação dos recursos, a empresa também encomendou 43 mil bombonieres, que serão confeccionadas até outubro deste ano. As peças serão destinadas a ações de marketing de relacionamento com clientes. Remuneradas por produção, as artesãs já receberam um valor líquido entre R$ 100 e R$ 1.642 após a entrega do primeiro lote dos produtos.

O fortalecimento da comunidade, composta por cerca de 800 famílias, sendo que 30% da população ativa está envolvida na coleta e beneficiamento da piaçava, catalisou a ampliação do projeto, possibilitando a capacitação e o futuro envolvimento de 15 artesãs da Associação Pataxó de Ecoturismo da Reserva da Jaqueira (Terra Indígena de Coroa Vermelha). Outros moradores da reserva também serão envolvidos na iniciativa.

“O apoio de um parceiro como o Citi nessa fase do projeto é fundamental, pois coloca o grupo em outro patamar de produção e comercialização, abrindo portas para a consolidação da iniciativa e a formação de uma clientela institucional”, ressalta Beto Mesquita, diretor de Programas do IBio.

“Ao unir uma ação de relacionamento com clientes ao apoio a projetos socioambientais como esse, nós colaboramos com uma iniciativa importante de comércio justo e solidário, e de empreendedorismo feminino sustentável. Na prática, investimos na valorização de iniciativas que são exemplo do potencial social e econômico de comunidades brasileiras que encontraram alternativas economicamente viáveis capazes de garantir a conservação da biodiversidade”, afirma Anthony Ingham, superintendente de Assuntos Corporativos do Citi Brasil.

Com os recursos investidos pelo banco e também com fundos provenientes da venda, o projeto fortalecerá a produção e investirá na elaboração de um plano de negócios, na implantação da sede e na aquisição de equipamentos e mobiliário. “O envolvimento da empresa ultrapassa as fronteiras da aquisição de produtos, pois temos como objetivo principal apoiar e acompanhar a comunidade na continuidade do projeto”, conclui Ingham.

Negócio sustentável
O projeto Piaçava contou com recursos iniciais do Blue Moon Fund, fundação norte-americana sem fins lucrativos. Após um estudo minucioso, os técnicos do BioAtlântica identificaram o potencial das comunidades de Ponto Central e das aldeias indígenas Pataxó de Coroa Vermelha, Barra Velha e Boca da Mata. A iniciativa beneficia, principalmente, pessoas abaixo da linha da pobreza, com renda média inferior a um dólar por dia.

Com o aumento do volume da produção de peças, as artesãs utilizam 35 arrobas de piaçava e mais 45 quilos de palha por mês. O Instituto BioAtlântica e a Conservação Internacional têm trabalhado para fortalecer o manejo sustentável da matéria-prima e garantir o ciclo de vida do produto.

Cynthia Ribeiro

Entre em Contato:
Citi Brasil
Site: www.citi.com ou www.citi.com.br
Tel.: (11) 4009 7232 / (11) 4009 2198

Fonte: Site www.responsabilidadesocial.com

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