NOTÍCIAS
Rio ganha Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
15/05/2009 - Regina Mamede / Márcia Gouthier-ASN
Inaugurado primeiro espaço do projeto arquitetônico que vai abrigar peças de todo o País para facilitar comercialização
Rio de Janeiro - A Praça Tiradentes, no centro do Rio, mantém a tradição de fazer história. Nesta sexta-feira (15), foi inaugurado no número 71 um centro pioneiro de artesanato do País. O prédio restaurado faz parte de um conjunto arquitetônico construído antes da chegada da corte portuguesa ao Brasil. A nobreza começa agora a ser transferida para os artesãos, que ganham maior visibilidade com um espaço de comercialização e valorização da cultura regional. Peças de 57 grupos de 23 estados e uma mostra de arte popular, que pertence ao colecionador João Maurício de Araújo Pinho, valorizaram o ambiente.
Durante a cerimônia, marcada pelo bom humor, foi ressaltada a potencialidade das vendas on line. No centro de artesanato, essa ferramenta deverá estar em pleno funcionamento dentro de três meses. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, foi convidado a escolher e comprar uma das peças. Para espanto da platéia, o gerente da unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae/RJ, Marcelo Weber, depois de pedir o cartão de crédito de Paulo Okamotto, começou a digitar os números que apareciam na tela. A brincadeira só foi revelada quando entrou um funcionário dos Correios para entregar a encomenda.
A disposição de conferir mais visibilidade ao artesanato foi, segundo Okamotto, um dos primeiros compromissos assumidos na sua gestão. "Para que esse espaço se tornasse realidade foi preciso muita engenharia política e de obras. Agora, para que siga adiante é preciso de gente que se apaixone por ele".
Para acelerar a conclusão do conjunto, o presidente do Sebrae defendeu a criação de uma força tarefa para buscar recursos. Ele lembrou que um espaço como o centro permite montar oficinas, mostrar matérias-primas, oferecer cursos de gestão e aperfeiçoamento em diferentes áreas, valorizar a cultura regional como festival de gastronomia. "Essas iniciativas vão ajudar a dar o real valor ao artesanato. Vou sentir quase como uma derrota pessoal se não conseguir cumprir essa promessa. Não estamos vendendo ilusões, mas sonhos", reforçou.
"Este espaço representa o nosso compromisso com o artesanato", reforçou a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio. Este é apenas o começo de uma história muito maior", reforçou o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar. Além do governo federal, os governos estadual e municipal também são grandes parceiros desse projeto.
No vídeo institucional, com técnicas 3D e tendo como anfitrião Machado de Assis, antigo freqüentador do solar, foi mostrada projeção da ocupação plena para que os convidados pudessem ter uma idéia bem realista das possibilidades do espaço. Entre os participantes estavam autoridades, profissionais do segmento como designers e arquitetos, além de dirigentes do Sistema Sebrae de todo o País.
Serviço:Sebrae/RJ - (21) 2212-7971
voltar para ler mais notícias