NOTÍCIAS
Inclusão produtiva é uma das prioridades sociais da Secretaria do Bem-Estar Social em Bauru.
Inclusão produtiva é uma das prioridades sociais Parceria recém-lançada leva mulheres a confeccionar sacolas para padaria
Junto com o Programa Bolsa Família, de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza, a chamada inclusão produtiva é prioridade da Sebes (Secretaria do Bem-Estar Social) em Bauru.
“Precisamos fazer que as pessoas em condição de vulnerabilidade social possam superar essa situação”, diz a secretária Darlene Tendolo.
Na última sexta-feira, a Sebes formalizou parceria com a Padaria Doce Momento e entidades sociais conveniadas para gerar renda a 31 mulheres que participam de cursos de corte e costura.
Elas vão confeccionar sacolas retornáveis a partir de sacos de farinha oferecidos pela padaria.
As mulheres vão produzir 70 sacolas por semana, a R$ 2 a unidade. O valor obtido com a venda, para a própria padaria, será dividido entre as participantes.
A dona-de-casa Miriane Baptista, 22 anos, moradora do Parque Jaraguá, é uma delas. Ela tem dois filhos de 7 e 5 anos e frequenta o curso de corte e costura na Casa da Esperança, no Núcleo Fortunato Rocha Lima.
“Surgiu essa oportunidade e vai ajudar na renda da família”, diz.
Outros programas da secretaria proporcionam a formação profissional e a geração de renda própria.
“Muitas vezes as pessoas se profissionalizam com categoria”, afirma Darlene. “A gente sabe das dificuldades e crises que assolam o mundo. Mas temos que buscar a superação”, defende.
Jornal Bom Dia - 19 de abril de 2009 - Cristina Camargo.
voltar para ler mais notícias