Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 

NOTÍCIAS

Programa Caras do Brasil - Grupo Pão de Açúcar

Lançado em 2002, o Caras do Brasil traduz as principais causas do Grupo Pão de Açúcar, que são: Multiplicar Consciência no Consumo, Dividir com a Comunidade e Somar Qualidade de Vida. “Com essa ação conseguimos gerar emprego, renda e oferecer condições para que as comunidades possam se fixar em seus locais de origem e valorizar a rica cultura nacional”, diz Paulo Pompilio, diretor de responsabilidade socioambiental do Grupo. “Do ponto de vista do consumidor, ao adquirir um produto do projeto, há a clara percepção de engajamento, de valorização da brasilidade e de que se está contribuindo com uma causa importante”.

Hoje o programa conta com 60 comunidades de várias regiões do país e beneficia cerca de 40 mil pessoas anualmente. O portfólio de produtos inclui mais de 300 itens entre alimentos e artesanato, cestarias, panos de prato, jogos americanos, doces e geléias, peças de decoração, têxteis, utensílios domésticos, velas aromáticas, produtos de higiene que utilizam matéria-prima tipicamente brasileira, entre outros. Os campeões de venda são: o mel, o saco de lixo e o pano de prato.

MAIS SOBRE O PROGRAMA CARAS DO BRASIL

Fornecedores

Para ser um parceiro do Caras do Brasil, o fornecedor passa por um rigoroso controle no que diz respeito a políticas de sustentabilidade – inclusão social, geração de renda e respeito ao meio ambiente -, repúdio ao trabalho infantil e práticas não-discriminatórias (raça, sexo etc). Somente fornecedores que atendem a esses critérios são elegíveis para participar do Programa.

O cadastramento dos fornecedores se mantém em caráter permanente. Faz parte do processo de inclusão de novos fornecedores um site exclusivo - www.carasdobrasil.com.br e o constante contato com entidades governamentais e do terceiro setor, além de pesquisa em sites específicos, viagens e reuniões com governos estaduais e municipais, participação em feiras, entre outras iniciativas.

Para viabilizar a prática, foi criada uma estrutura de atendimento exclusiva para o fornecedor do Caras do Brasil com condições especiais de negociação que priorizam as necessidades desses produtores, como as que são detalhadas a seguir:

- Remuneração: o prazo normal de pagamento de um fornecedor do Grupo Pão de Açúcar é de, em média, 40 dias. No caso das organizações participantes do Caras do Brasil este prazo é reduzido para 10 dias em virtude das necessidades específicas de capital de giro;

- Volumes: um dos objetivos do Caras do Brasil é dar uma oportunidade a qualquer organização, independente de sua capacidade produtiva, de comercializar seus produtos. Para que isso seja possível, a CBD (Central Brasileira de Distribuição) respeita a capacidade dos fornecedores. Em alguns casos, a demanda do varejo é maior que a capacidade de produção, mas nem por isto a empresa deixa de comprar, ao contrário, nestes casos são realizadas parcerias e orientações para o crescimento do fornecedor, caso ele queira. Nosso limite de compra é nossa capacidade de venda.

- Logística: para atender aos fornecedores do Caras do Brasil o Grupo promoveu mudanças no recebimento, armazenamento e logística de mercadorias. Os volumes apresentados pelos fornecedores do programa apresentam, em geral, quantidade muito pequena de itens por remessa. Todos os demais produtos comercializados pela CBD são recebidos em palets, e, em muitos casos, em cargas fechadas, de forma bastante automatizada. O produto do Caras do Brasil pode chegar ao centro de distribuição em caixas reaproveitadas, não-paletizados e entregue por distribuidoras ou até mesmo pelo Correio (Sedex). A companhia aceita essas remessas considerando as necessidades e recursos desses fornecedores.

O Grupo Pão de Açúcar e suas causas

Em todas as suas unidades de negócio, Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, o Grupo Pão de Açúcar trabalha para garantir aos diferentes perfis de clientes a melhor experiência de compra, não só pela qualidade dos produtos e de serviços oferecidos, mas também pela contribuição da empresa para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Com uma política estruturada de responsabilidade sócio-ambiental, o Grupo Pão de Açúcar tem como objetivo atuar em três grandes causas: Multiplicar Consciência no Consumo, Dividir com a Comunidade e Somar Qualidade de Vida. Todas essas frentes têm programas desenvolvidos por meio de ações relacionadas ao negócio, como o programa Caras do Brasil, Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e Extra H2O, Sacolas Retornáveis e as campanhas de Arrecadação de Agasalho, Brinquedos e Livros.

Fonte:Paran@shop


voltar para ler mais notícias

 

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.