Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 
(IMPORTANTE) Base Conceitual do Artesanato Brasileiro - MDIC

O Glossário foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 06 de outubro de 2010, através da Portaria nº 29 - SCS, de 05 de outubro de 2010,  seção 1, páginas 100 a 102 (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=06/10/2010&jornal=1&pagina=100&totalArquivos=152).

O documento visa padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do MDIC, em todo o território nacional.

A conceituação da base de dados busca coletar informações sobre o setor artesanal e viabilizar o cadastro nacional integrado dos artesãos. Ainda, irá contribuir para a definição de políticas públicas e o planejamento de ações de fomento para o setor artesanal.

O documento ainda esclarece a funcionalidade do artesanato (adornos e/ou acessórios adereços; fios e tecidos; decorativo; educativo; lúdico religioso/místico; utilitário; profano; lembranças/souvenir), as tipologias e o tipo de matéria-prima natural de origem animal, vegetal e mineral utilizada pelos artesãos.

A normatização foi um trabalho realizado em conjunto com as 27 coordenações estaduais do PAB e tem o objetivo de ser uma terminologia única a ser utilizada no país. Essa base conceitual vai subsidiar o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), desenvolvido pelo PAB em parceria com as Coordenações Estaduais de Artesanato.



 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.