Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 
Governo lança a Empresa Paulista de Turismo e Eventos

O governador José Serra lançou nesta quinta-feira (18), a Empresa Paulista de Turismo e Eventos (TUR SP). Instituída em julho de 2009, por meio de uma lei de autoria do governador, a empresa está ligada diretamente a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (Selt).

A nova empresa terá a missão de desenvolver e coordenar ações estratégicas nas áreas de promoção turística, eventos e lazer de interesse do Estado e seus municípios, além de melhorar e ampliar a infraestrutura turística paulista, enquanto a Selt caberá continuar com a coordenação das políticas públicas do turismo paulista. O objetivo é oferecer uma estrutura moderna e enxuta ao setor, trazendo mais agilidade e rapidez, contribuindo ainda para o realinhamento das estratégias de empresários do setor e incentivo ao turismo receptivo, com uma ação voltada ainda para a captação de clientes no exterior e em outros Estados. "Precisávamos ter um órgão que pudesse coordenar, preparar e organizar o setor do Turismo no Estado de São Paulo de maneira mais concentrada e flexível. O turismo é um fator econômico crucial", disse o governador.

A empresa terá como presidente a ex-diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, e será gerida por um Conselho de Administração e uma Diretoria executiva. Uma de suas primeiras atribuições será a coordenação da participação de São Paulo na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Por isso, nesta quinta-feira, também foi lançada a publicação "Cidade-Base - O potencial dos municípios de São Paulo para a Copa do Mundo Fifa 2014". Trata-se de um projeto pioneiro com um resumo dos dados de infraestrutura esportiva, turística e de serviços de 40 cidades que tem a intenção de receber uma delegação.

Na oportunidade, o secretário Claury Alves da Silva afirmou que “o território paulista possui a maior segmentação de turismo do Brasil: Rural, Religioso, Tecnológico, Histórico, de Aventura, Sol e Praia, Ecológico, Cultural e tantos outros somados à excelente infraestrutura, foco principal dos investimentos do Governo de José Serra”. Enfatizou que a alteração da Constituição Paulista, pela Assembléia Legislativa, foi um grande avanço, “ao permitir agora que divulguemos o turismo paulista em outros mercados emissores. Corrigiu-se uma injustiça imposta ao trade paulista desde 1989”.

O titular da Pasta acrescentou que “assim, com a organização de todo o Estado, por intermédio do programa de Regionalização, identificou-se o potencial com a roteirização. Criou-se a infraestrutura e agora, a instalação da Empresa Paulista de Turismo e Eventos – TUR SP , que será importante interlocutora com toda cadeia produtiva do setor, a meta definida pelo governador Serra para a Pasta se concretiza. Lembrando que quando o turismo se desenvolve, melhora a qualidade de vida dos cidadãos locais”.

O Turismo no Estado

Em 2009, São Paulo foi o principal portão de entrada de turistas estrangeiros no Brasil, com 47% das chegadas, de acordo com o Anuário Estatístico da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Dos 5,5 milhões de estrangeiros que visitaram o país, 2,3 milhões entraram por São Paulo, gerando R$ 2,4 bilhões em receitas.

O Estado recebeu ainda 29% do fluxo turístico doméstico: de 138 milhões de viagens, 40 milhões foram feitas para cidades paulistas, gerando R$ 30 bilhões em receitas. Dos 30 principais destinos brasileiros mais visitados, cinco estão aqui (Capital, Santos, Praia Grande, Ubatuba e Caraguatatuba).

O Porto de Santos é o de maior volume de embarque e desembarque de cruzeiros marítimos, com o tráfego de quase 200 navios na temporada 2008/2009. O local representou 28% do total de entrada de turistas pelo modal marítimo.

São Paulo tem ainda os principais aeroportos em volume de carga e passageiros, cinco deles administrados pela Infraero (três internacionais) e 31 regionais pelo departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria dos Transportes. O Aeroporto Internacional de Cumbica recebe o maior fluxo de vôos cargas da América Latina e figura como o 36º mais movimentado do mundo.

O Estado possui mais de 5.700 estabelecimentos de hospedagem e responde por quase 20% dos postos de trabalho do setor, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para o IBGE, 35% de todos os empregos gerados pelo turismo no país estão em São Paulo, superando a marca de 2 milhões de postos diretos.

Além disso, segundo o Ministério do Turismo, o Estado de São Paulo tem: 26,3% das agências de turismo; 51% dos parques temáticos; 28,8% das organizadoras de feiras; 50,1% das instituições de ensino de turismo; e 40,2% dos cursos de guias de turismo de todo o país.

Apesar da grandeza dos números apontados, a atividade turística no Estado de São Paulo precisa de políticas públicas mais estruturadas e com maior agressividade na captação de grandes eventos e de fluxos turísticos. São Paulo ainda perde para outros Estados aqueles turistas que passam mais tempo, deixando para a economia local mais dinheiro e, conseqüentemente, mais empregos e divisas. "São Paulo recebe grande parte do turismo de negócios do Brasil, nós precisamos aumentar a oferta de turismo de lazer e organizar melhor isso para que o turista que vem do exterior faça mais despesas aqui e gere mais receitas", completou Serra.

O potencial do turismo do litoral, do Vale do Ribeira, das Estâncias Hidrominerais e Climáticas, da Hidrovia Tietê-Paraná, do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, dos destinos de turismo de aventura, de turismo religioso e das festas populares pode ser mais explorado.

A criação da Empresa Paulista de Turismo e Eventos permitirá com que o Estado concorra ainda mais no mercado turístico com outros destinos que possuem fortes aportes financeiros e de recursos humanos para o seu desenvolvimento.

Dentre os projetos prioritários da nova empresa estão a elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo do Estado de São Paulo; a coordenação do Sistema de Inteligência - banco de dados estratégico para o melhor gerenciamento dos no Estado; a capacitação turística para os municípios; e a coordenação do Seplantur (Sistema Eletrônico de Planejamento Turístico) para elaborar um manual de orientação para os planejadores de turismo municipais. Além disso, a TUR SP vai desenvolver novos produtos turísticos, realizar eventos de promoção nacional e criar o Portal de Turismo do Estado de São Paulo.

Fonte: Governo SP e SELT

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.