NOTÍCIAS
Urbis: Barra Bonita incorpora artesanato à força turística para gerar renda
A estância turística de Barra Bonita, localizada a 280 quilômetros da Capital , é conhecida há mais de 20 anos pelos cruzeiros fluviais, esqui aquático e os esportes náuticos, proporcionados pela Hidrovia Tietê Paraná. Nos últimos anos, o município vem incorporando uma nova marca a seus atrativos: o artesanato.
As peças em tecelagem de algodão confeccionadas pelas artesãs da Associação Artesanal de Barra Bonita (Associarte) tornaram-se tão representativas da comunidade que em março deste ano a prefeitura lançou um selo que identifica o trabalho.
Tapetes, jogos americanos, caminhos de mesa, porta-copos e almofadas estão entre os produtos que os cerca de 20 mil turistas que visitam o município mensalmente encontram nas lojas e em especial na Praça do Artesanato, no centro da cidade.
Nesta terça-feira na Urbis, espaço para o debate e intercâmbio de experiências das gestões municipais, que acontece no Expo Center Norte, na Capital, essa experiência foi apresentada pelo prefeito de Barra Bonita, José Carlos Mello Teixeira, e pelo gerente regional do Sebrae em Bauru, Milton Debiasi.
A prefeitura apóia a atividade há alguns anos, vendo uma oportunidade de geração de emprego e renda para populações carentes. Cedeu ao grupo um galpão de 600 m² onde foi instalada a oficina de tear. No ano passado, doou às artesãs 13 teares de pedal, a fim dar impulso à produção. O Fundo Social de Solidariedade faz compras periódicas de fios de algodão, a matéria-prima do trabalho.
"O artesanato soma-se à atividade turística para gerar renda, beneficiando cerca de 200 pessoas. A atividade artesanal ganhou um novo impulso com a parceria do Sebrae", ressalta o prefeito.
O artesanato em tear, que já existia há mais de uma década, ganhou impulso após o trabalho realizado pelo Sebrae-SP, por meio do Programa Sebrae de Artesanato (PSA), iniciado em meados de 2000. O principal objetivo do programa é profissionalizar os artesãos por meio da capacitação técnica e gerencial, tornando essa atividade competitiva e auto-sustentável, geradora de empregos locais e preservadora da cultura nativa.
Uma vez capacitado, o grupo estava apto a participar de feiras, rodadas de negócios e exposições. O resultado foi o aumento da produção, de 50 para 500 peças/mês, o que garante uma renda média de um salário mínimo a cada uma das associadas.
A Associarte conta hoje com sete coleções - Canavial, Cerâmica, Náutica, Simpatia, Alegria Viva, Terra Brasilis e Solidariedade -, todas inspiradas no que há de mais característico no município.
Barra Bonita vende para vários estados do Brasil e já produziu encomendas para países como EUA, Japão e Alemanha. O grupo é fornecedor da rede C&C, para a qual vende tapetes de três dimensões, jogos americanos e caminhos de mesa e está em fase final de negociação com a Rede Pão de Açúcar.
Mais informações
Assessoria de imprensa Sebrae-SP
Ali Hassan e Beatriz Vieira
Tel: (11) 3177-4825/4675
voltar para ler mais notícias