Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 

Artesã do DF participa do Festival Pan-Africano na Argélia

Artesanato brasileiro em fibras naturais e pedras será levado a evento que reúne 48 países; é a segunda vez que a artesã Maria de Lourdes Amado representa o Brasil no exterior

Lena Marinho

Brasília - A artesã Maria de Lourdes Amado, de Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal, vai representar o Brasil no Festival Pan-Africano de Cultura, na Argélia, que será realizado nos dias 5 a 20 de julho, com a participação de 48 países. Indicada pelo Sebrae/DF ao Itamaraty, a artesã já participou, em 2008, da feira internacional Suraj Kund Crafts Mela, na Índia. Com o sucesso do trabalho em fibras naturais exposto no evento reconhecido internacionalmente, o Ministério das Relações Exteriores repetiu o convite, desta vez, para o festival africano.

Nascida numa família de artesãos, Lourdes traz criatividade e sensibilidade para a arte nas veias e é dona de uma trajetória de dedicação e sucesso. Para a artesã, que há oito anos recebe o apoio do Sebrae/DF, a superação é uma constante busca para a realização profissional.

“Aprendi a empreender de verdade. Participei, com a ajuda do Sebrae, de vários cursos de capacitação técnica e gerencial, feiras, exposições, salões de turismo, eventos em hotéis e várias outras programações, em Brasília e em outros estados. Porém, o mais inesperado foi a minha indicação para a Índia, que me proporcionou grandes oportunidades”, conta.

O último curso de capacitação do qual participou foi com o designer e artista plástico Luiz Galvão. “O curso me ajudou a deixar fluir algumas ideias. Se eu não tivesse participado, talvez não conseguisse atender a uma encomenda de 12 peças para o Japão”, disse a artesã, que há seis anos também exporta para a França, Estados Unidos e Itália. “Vender para outros países parecia um sonho. Mas aconteceu”, comemora.

Quando começou os trabalhos no artesanato, a produção de Maria de Lourdes era focada em bolsas e acessórios. Hoje, seguindo as tendências do mercado, a prioridade são peças de decoração como cestas, fruteiras, luminárias e mandalas. Tudo feito com fibras naturais e pedras.

Para a gestora do Projeto Artesanato do Sebrae/DF, Rogéria Santa Cruz, o sucesso de Maria de Lourdes não é uma surpresa. “Além de muito dedicada, ela trabalha com um produto que tem design, forte apelo comercial e é adequado para o mercado. As pessoas se encantam pela qualidade. Sem dúvida, o Brasil está muito bem representado”, resume.

Serviço:
Sebrae no Distrito Federal - (61) 3362-1600
www.df.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Mais informações sobre os produtos e a história da artesã estão disponíveis no endereço www.capimdourado.net.
Licença
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

 

<< voltar para ler mais notícias

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.