Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista terá sua primeira Feira
30/04/2009
O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista realizará um importante evento nos dias 7 a 9 de maio, voltado à valorização da cultura, turismo e artesanato dos dez municípios que o integram: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. Trata-se da 1ª Feira do Circuito, uma oportunidade para o público conhecer, prestigiar e valorizar as riquezas da região.
A programação da Feira inclui a comercialização de produtos artesanais dos grupos que participam do Circuito; divulgação institucional do roteiro, que está em fase final de formatação; mostras de danças típicas, como a catira e indígena, além de apresentações das bandas municipais, orquestras e corais.
O objetivo é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região de forma sustentável. Para a gestora do projeto e analista do Sebrae-SP em Bauru, Isa Francischini, a proposta é inserir a região no mercado regional, estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato.
“Pretendemos consolidar roteiros turísticos, aumentar o fluxo de turistas e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos municípios. O Circuito conta com a adesão de grupos de artesãos, meios de hospedagem e alimentação, agenciamento turístico e empreendimentos turísticos atrativos urbanos e rurais”, conta.
A proposta para o desenvolvimento regional do turismo na região começou em 2006, com a iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional (Coder), entidade criada dentro do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Bauru, que buscou a parceria com o Sebrae-SP em função do conhecimento técnico e da metodologia para construção, estruturação e implementação de projetos. O projeto do Circuito Turístico conta com o apoio do Coder e parceria do Sebrae-SP, Instituto Soma e das prefeituras municipais das cidades que integram o Circuito.
Programação de apresentações artísticas e culturais – todas as ações serão realizadas no Luso:
7 de maio
Bauru
14 horas – Abertura oficial da Feira / Grupo de Dança Brasil Dance de Lençóis Paulista
15 horas – Banda Municipal de Bauru / Dança Indígena Kipáe de Avaí
16 horas – Trio Abapuru de Lençóis Paulista
19h30 – Grupo de Dança Catira de Bauru
8 de maio
14 às 14h30 – Projeto Balé Arte com Vida de Macatuba
14h30 às 15h30 – Dança Indígena Puto-Puto de Avaí
16 horas – Coral Juvenil da Casa da Cultura de Lençóis Paulista
9 de maio
10 às 11h30 – Banda Paine de Pederneiras
13 horas – Coral Municipal de Lençóis Paulista e Conjunto Vocal Arabesco, de Lençóis Paulista
14 às 15 horas – Orquestra Municipal de Sopro “Maestro Agostinho Duarte”, de Lençóis Paulista
15 às 16 horas – Grupo de Flautas, de Duartina
16 às 17 horas – Banda Municipal (Maestro João Andreotti), de Agudos
17 às 18 horas – Academia de Balé Priscila Teixeira, de Agudos
Atendimento para a imprensa:
Andreoli/MS&L a serviço do Sebrae-SP
Mara Ramos/ Janice Sato
Tel: (55 14) 3226-1925 / 9678-9889
E-mail: janice@letterabauru.com.br
Fonte: Agência Sebrae Noticias