DICAS
Artesanato com bagaço de cana vira moda
25/03/2008
No município de Limeira do Oeste (MG), a cerca de 800 quilômetros de Belo Horizonte, um grupo de mulheres artesãs tem transformado o bagacilho da cana-de-açúcar em peças de decoração, com o apoio do Programa Talentos do Brasil. As peças já percorrem o Brasil em mostras de moda e design. Nesta semana, dos dias 27 a 29, é a vez desse e de outros grupos apoiados pelo Programa apresentarem seu trabalho no 4º Capital Fashion Week, considerado um dos principais eventos de moda de Brasília.
O Programa Talentos do Brasil é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa Econômica Federal e de Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, que juntamente com eventuais parceiros tem o objetivo de possibilitar a troca de conhecimentos.
Dessa forma, é valorizada a identidade cultural de mulheres manufatureiras, promovendo a geração de empregos e agregando valor aos seus trabalhos por meio da moda.
Palavras Benditas
Com a chegada da Usina de Açúcar de Coruripe ao Triângulo Mineiro, um grupo de mulheres da Associação de Artesãos de Limeira do Oeste começou a pensar numa forma de reutilizar um dos principais resíduos da cana-de-açúcar. Foi então que, em 2004, o Grupo Lineart, formado por 16 mulheres agricultoras, passou a escrever sua história com força e muita criatividade.
Do bagacilho da cana misturado ao papel machê, cola e tintura natural à base de terra e detalhes em palha de buriti (palmácea típica da região), surgiram as primeiras peças de decoração, como vasos, bandejas e cestas de frutas.
Em 2007, algumas mulheres do grupo participaram de uma oficina intensiva sobre design, promovida pelo Programa Talentos do Brasil em parceria com a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG). Da experiência resultou criação da Coleção Palavras Benditas.
Desde então, as peças receberam um novo desenho, inspirado em letras e palavras, numa alusão ao nome da coleção. As criações têm percorrido o Brasil em mostras de moda e design de projeção nacional e internacional, como a Paralela Gift, em São Paulo, a Fashion Bussiness, no Rio de Janeiro, e a Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília.
Alternativa de renda
Para a presidente da Associação de Artesãos de Limeira do Oeste, Veronice Maria dos Santos Bretan, o Programa tem aberto portas importantes para o grupo. “Há pouco mais de três anos, mal sabíamos qual técnica usar para reaproveitar o resíduo da cana. Hoje já estamos abrindo espaço no mercado”, avalia ela.
A descoberta dessa alternativa na geração de renda é outro viés interessante para as agricultoras familiares. Seleida Maria de Freitas Celestina, que trabalha no cultivo da terra, hoje conta com o artesanato para melhorar os rendimentos familiares. “Foi muito bom, porque além de gerar mais renda, o artesanato ajuda a deixar os problemas de lado e a enxergar novos horizontes”, opina.
Já para Meires Ramos da Silva, antes mesmo de chegar a Limeira do este, há três anos, o artesanato era fonte de renda. Em Maceió, onde vivia, ela já tinha nessa atividade uma alternativa de renda, e afirma: “Para mim, o Talentos do Brasil é uma porta para o futuro, principalmente para famílias de menor renda, como as nossas”.
Apoios e parcerias
Na opinião da presidente da Associação, esse trabalho é mais um exemplo da parceria bem-sucedida entre a sociedade, a iniciativa privada e o poder público em diferentes instâncias. “Por meio do Talentos do Brasil, além do próprio MDA, hoje o grupo pode contar com o apoio de importantes parceiros”, destaca Veronice.
Isso porque, com o Talentos do Brasil, as artesãs de Limeira do Oeste contam com o apoio de outros parceiros, como a Certrim, a prefeitura e a própria Usina de Coruripe. A parceria já tem permitido ao grupo fazer planos para o futuro. A próxima meta das mulheres artesãs é construir um galpão, com oficina própria e espaço para expor os produtos.
Talentos do Brasil
Coordenado pelo Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, o Programa Talentos do Brasil atende a dois mil artesãos e artesãs de todo o País, todos ligados à agricultura familiar, envolvendo experiências em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Os estados são: Amazonas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Pará e Piauí.
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Esplanada dos Ministérios, Bloco A / Ala Norte - CEP 70054-900 - Brasília - DF
voltar para ler mais dicas