Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 

DICAS

Artesanato com bagaço de cana vira moda
25/03/2008

No município de Limeira do Oeste (MG), a cerca de 800 quilômetros de Belo Horizonte, um grupo de mulheres artesãs tem transformado o bagacilho da cana-de-açúcar em peças de decoração, com o apoio do Programa Talentos do Brasil. As peças já percorrem o Brasil em mostras de moda e design. Nesta semana, dos dias 27 a 29, é a vez desse e de outros grupos apoiados pelo Programa apresentarem seu trabalho no 4º Capital Fashion Week, considerado um dos principais eventos de moda de Brasília.

O Programa Talentos do Brasil é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa Econômica Federal e de Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, que juntamente com eventuais parceiros tem o objetivo de possibilitar a troca de conhecimentos.

Dessa forma, é valorizada a identidade cultural de mulheres manufatureiras, promovendo a geração de empregos e agregando valor aos seus trabalhos por meio da moda.

Palavras Benditas

Com a chegada da Usina de Açúcar de Coruripe ao Triângulo Mineiro, um grupo de mulheres da Associação de Artesãos de Limeira do Oeste começou a pensar numa forma de reutilizar um dos principais resíduos da cana-de-açúcar. Foi então que, em 2004, o Grupo Lineart, formado por 16 mulheres agricultoras, passou a escrever sua história com força e muita criatividade.

Do bagacilho da cana misturado ao papel machê, cola e tintura natural à base de terra e detalhes em palha de buriti (palmácea típica da região), surgiram as primeiras peças de decoração, como vasos, bandejas e cestas de frutas.

Em 2007, algumas mulheres do grupo participaram de uma oficina intensiva sobre design, promovida pelo Programa Talentos do Brasil em parceria com a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG). Da experiência resultou criação da Coleção Palavras Benditas.

Desde então, as peças receberam um novo desenho, inspirado em letras e palavras, numa alusão ao nome da coleção. As criações têm percorrido o Brasil em mostras de moda e design de projeção nacional e internacional, como a Paralela Gift, em São Paulo, a Fashion Bussiness, no Rio de Janeiro, e a Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília.

Alternativa de renda

Para a presidente da Associação de Artesãos de Limeira do Oeste, Veronice Maria dos Santos Bretan, o Programa tem aberto portas importantes para o grupo. “Há pouco mais de três anos, mal sabíamos qual técnica usar para reaproveitar o resíduo da cana. Hoje já estamos abrindo espaço no mercado”, avalia ela.

A descoberta dessa alternativa na geração de renda é outro viés interessante para as agricultoras familiares. Seleida Maria de Freitas Celestina, que trabalha no cultivo da terra, hoje conta com o artesanato para melhorar os rendimentos familiares. “Foi muito bom, porque além de gerar mais renda, o artesanato ajuda a deixar os problemas de lado e a enxergar novos horizontes”, opina.

Já para Meires Ramos da Silva, antes mesmo de chegar a Limeira do este, há três anos, o artesanato era fonte de renda. Em Maceió, onde vivia, ela já tinha nessa atividade uma alternativa de renda, e afirma: “Para mim, o Talentos do Brasil é uma porta para o futuro, principalmente para famílias de menor renda, como as nossas”.

Apoios e parcerias

Na opinião da presidente da Associação, esse trabalho é mais um exemplo da parceria bem-sucedida entre a sociedade, a iniciativa privada e o poder público em diferentes instâncias. “Por meio do Talentos do Brasil, além do próprio MDA, hoje o grupo pode contar com o apoio de importantes parceiros”, destaca Veronice.

Isso porque, com o Talentos do Brasil, as artesãs de Limeira do Oeste contam com o apoio de outros parceiros, como a Certrim, a prefeitura e a própria Usina de Coruripe. A parceria já tem permitido ao grupo fazer planos para o futuro. A próxima meta das mulheres artesãs é construir um galpão, com oficina própria e espaço para expor os produtos.

Talentos do Brasil

Coordenado pelo Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, o Programa Talentos do Brasil atende a dois mil artesãos e artesãs de todo o País, todos ligados à agricultura familiar, envolvendo experiências em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Os estados são: Amazonas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Pará e Piauí.

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Esplanada dos Ministérios, Bloco A / Ala Norte - CEP 70054-900 - Brasília - DF

voltar para ler mais dicas

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.