Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 

TÉCNICAS E CURIOSIDADES

Tecnicas de Pintura
por Girard - artesã

Com essa vida agitada e todo estresse moderno, a Arte Terapia vem sendo amplamente difundida como uma alternativa nos quadros fóbico-depressivos e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo.

Pintura Bauernmalerei
Pintura de Camponês (do alemão “Bauern” = camponês e “Malerei” = pintura). A “Bauernmalerei” tem origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos 17 e 18. O folclore desse estilo de pintura foi uma forma alegre e barata que a população rural encontrou para decorar as suas casas. Enquanto a nobreza exibia um mobiliário requintado e marchetado, os camponeses passaram a pintar móveis, portas, paredes, tetos, floreiras e peças de decoração em geral com um estilo próprio. Essa tradição atravessou as gerações e pode ser reconhecida até hoje em residências e interiores de outras construções.
Forte expressão da arte folclórica alemã, o bauern é também denominado Pintura Bávara. Isto porque a Bavária é a região da Alemanha que com mais força promove esta arte.
A pintura camponesa retrata a visão simples da natureza, como as flores (rosas e tulipas) e os pássaros, em cores fortes e contrastantes. Há variações como o Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e o Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores, iluminados em fundo preto.
O Bauernmalerei espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas. Constitui hoje um elemento de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado, que passa pela linha “folk” (enfoque da pintura mais rústica e carregada em tinta e cor) até os desenhos de toque mais suave e delicado.

Pintura Folk Art - Arte folclórica
Estilo de pintura descendente do bauernmalerei e com forte influência dos americanos camponeses (interioranos), consiste em pintura com valores folclóricos, pois utilizam desenhos e acabamentos mais rústicos e primitivos.
Tem como ponto forte os sombreados bem definidos e com uso de cores em abundância em quantidade e tonalidades fortes ou muito sóbrias. Em sua maioria recebem técnicas de envelhecimento como acabamento. Não é raro ser confundido com o country americano pela semelhança entre ambos, apesar da grande diferença de estilos e suavidade característica do folk art.

Pintura Country Americano
Esse estilo de pintura - originária dos camponeses americanos - é comumente aplicada sobre madeira ou metal e se trata de um estilo “aconchegante” como uma casa de campo, por ser alegre, descontraído e colorido. Permite o uso de desenhos diversos, como: bichinhos, coisas da fazenda, corações, xadrezes e listras e pequenos detalhes que enriquecem a pintura e a deixam com ar delicado e agradável aos olhos.
Pincéis específicos são as principais ferramentas para esse estilo e são imprescindíveis.
Originalmente a madeira usada é do tipo barsa ou madeiras parecidas com o pinus... aqui no Brasil usamos o MDF, que se trata de uma madeira reciclada prensada. (MDF = médium density fiber – fibra de média densidade), encontrada em várias espessuras e que, além de colaborar com o meio ambiente, essa madeira proporciona resultados espetaculares pela sua versatilidade e baixo custo.

Técnica de Pintura One Stroke (um movimento)
Técnica originada nos Estados Unidos, para uso em decoração de objetos, paredes (murais), vidros e quaisquer outras superfícies que a imaginação mandar.
Exige habilidade e precisão nas pinceladas. E também material específico para a técnica como pincéis diversos e tintas acrílicas + médium (acrescentado à tinta permite efeito de transparência e retarda o tempo de secagem da tinta).
O mais interessante nessa técnica é a rapidez com que a qual se pode realizar belos trabalhos florais, pássaros e pequenos animais ou insetos. Essa técnica tem um efeito marcante, pois imita perfeitamente flores e folhas com nuances de claro e escuro, dando volumetria e dimensão ao desenho, devido à carga dupla de tintas que é utilizada no pincel para a realização da pintura.

Bem, agora é só por a criatividade em prática, escolher a técnica eu fazer uma boa mesclagem delas para garantir um efeito e estilo próprio ! Boa sorte !

Ajude a divulgar o artesanato! Envie email com sugestões ou novas técnicas para: contato@artesanatobaurueregiao.com.br

 

Confira outras técnicas

Decoupage no Tecido

Craquelê no Vidro

Baú Marmorizado

Massa Biscuit

Ovo de Páscoa

Imã de Geladeira

Quadro com Barbante

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.