Evento reúne a cultura popular de 70 municípios do Estado, no Recinto Mello Moraes; programação segue até domingo
Durante quatro dias, Bauru será sede das mais variadas manifestações da cultura tradicional que vivem nos diversos cantos do Estado. De amanhã até domingo, a cidade abriga a segunda edição do “Revelando São Paulo - Entre Rios e Trilhos”, que trará o artesanato, a culinária e a dança de 70 cidades paulistas. Com diferentes atividades a cada dia, o evento será realizado no Recinto Mello Moraes e tem entrada gratuita.
A pluralidade gastronômica e do artesanato das cidades paulistas poderão ser contempladas por meio do cafezinho caipira, broa de milho feita no fogão a lenha, galinhada de São Longuinho e feijão tropeiro, entre outras iguarias, além dos bordados, cestos de palha, bonecas de pano e panelas de barro. Além dos 30 estandes de culinária e 60 espaços para o artesanato dos municípios participantes desta edição, a programação do evento traz ainda encontros de violeiros e de romeiros; Festas do Divino, de Reiadas e São Gonçalo; e o Festival da Amizade, que reúne manifestações das culturas de todos os povos mantidas pelas comunidades étnicas instaladas no Estado.
Outros destaques da programação, são a participação de oito bandas e fanfarras, quatro orquestras de violas e a Corrida de Cavalhada do Município de Catuçaba, que retrata a luta entre mouros e cristãos, difundida desde a Idade Média por Carlos Magno e os 12 pares da França. A performance será apresentada sábado e domingo, às 16h e 10h, respectivamente.
O “Revelando Entre Rios e Trilhos” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Bauru. Em sua 13.ª edição na Capital, o evento tem ganhado forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do encontro.
Batizadas “Entre Rios e Trilhos”, as edições em Bauru fazem referência à importância da ferrovia na história do Interior e a toda porção do Estado entre os rios Tietê e Paranapanema, área que o festival pretende abranger.
Segundo material de divulgação, a idéia de difundir a cultura do Interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas.
Desde 1973 ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo Interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.
• Serviço
2.º “Revelando São Paulo - Entre Rios e Trilhos” de amanhã até domingo, no Recinto Mello Moraes. Informações: (14) 3235-1088.
Fonte Jornal da Cidade de Bauru de 14/10/09