Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 
Sebrae - Inscries para o TOP 100 j esto abertas

Comeam em outubro as inscries para o TOP 100, realizado pelo Sebrae em todo o pas a cada trs anos
Mariana Flores



 Brasília - Para identificar as melhores práticas de artesanato em todo o país, será realizada a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar podem se inscrever de outubro a 30 de novembro. A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram realizadas em 2006 e em 2009.

O Sebrae espera receber mais de mil inscrições neste ano. Os vencedores serão selecionados entre empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas. A seleção considera critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. Ao todo, 180 unidades produtoras receberão visitas para a escolha das cem melhores.

A premiação acontece em agosto de 2012. Os vencedores têm a oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles podem ainda usar o selo TOP 100 de Artesanato e divulgar seus produtos no catálogo do prêmio.

Profissionalização

O objetivo do TOP 100 é estimular a melhoria do artesanato brasileiro, principalmente na gestão dos processos - da produção ao comércio. A profissionalização da administração foi um dos benefícios da vitória do grupo Marcheteria do Acre, na edição de 2009. Os 23 artesãos do município de Cruzeiro do Sul passaram a gerir o negócio de forma mais eficiente para atenderem à demanda, que não para de crescer.

“Hoje temos uma política de vendas bem organizada, o que foi necessário para suprir o aumento da procura. Nossa venda mensal passou de 220 peças, em 2008, pouco antes do prêmio, para mais de 500, agora”, conta a coordenadora do grupo, Florinda Bissoli. Há 15 anos, os artesãos praticam a marchetaria, arte de empregar madeiras incrustadas, embutidas ou aplicadas em peças de marcenaria, artigos decorativos e utensílios como porta-joias.

Segundo Florinda, a visibilidade dada pelo catálogo é a grande responsável pelo aumento da demanda. Comerciantes de vários estados e lojistas de outros países, como a França, passaram a se interessar pelas peças. “A demanda aumentou tanto que a partir de 2012 vamos treinar novos artesãos. Chegamos ao limite da nossa capacidade”, afirma.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Fonte da informação: http://artesanatosebrae.blogspot.com/2011/09/premio-incentiva-gestao-profissional-no_30.html - sexta-feira, 30 de setembro de 2011

 



 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.