Inicial Anúncio Cadastro Gratuito Colabore Fale Conosco
Página Inicial
Ação Social
Cursos e Eventos
Feiras/Exposições
Vitrine de Artesãos
Dicas para Artesãos
Microcrédito
Assoc./Cooperativa
Convênios
Lojas
Técnicas
Portal na Mídia
Enquete
Links Importantes
Lojas Virtuais
Vitrine Virtual
Promo Eventos
Fale Conosco
Notícias

 

Comunidade do Artesanato Bauru no Orkut. Participe!

 



 

Hora de Arte

 

artesanato na internet


 

principal

 

 

A Le lis Blanc, loja de roupas e utilidades do lar, passou a vender artesanato produzido em todo o Brasil com a ajuda do Sebrae. Conheça a história

Em fevereiro deste ano, o agente de mercado do Sebrae na Bahia, Aldir Parisi, recebeu um contato de uma compradora da rede de lojas Le lis Blanc. Ela estava interessada em conhecer peças artesanais da Bahia. Aldir contou sobre o Projeto Comércio Brasil e comentou que ela teria a oportunidade de conhecer o artesanato de outras partes do País, o que despertou grande interesse por parte da compradora.

A oportunidade foi divulgada para os dezoito estados (até então pertencentes ao projeto) dos quais, nove demonstraram interesse ou tinham o segmento artesanal como prioritário no Comércio Brasil.

Primeiro encontro

Em seguida, foi agendada uma reunião de negócios na sede da empresa Le lis Blanc com a presença da proprietária e de duas compradoras. Também estiveram presentes os agentes de mercado dos nove estados (RS, PE, CE, MS, MG, MT, ES, AC e BA) com suas respectivas mostras de peças. A reunião durou uma manhã inteira e, na ocasião, cada agente apresentou a história e a origem do seu produto artesanal.

Ao final das apresentações, a proprietária ficou muito satisfeita e emocionada, pois seu projeto previa a construção de um espaço para comercialização de artesanato brasileiro em suas 44 lojas espalhadas pelo Brasil e exterior. No entanto, ela não sabia a quem recorrer para implantá-lo, sendo que até aquele momento a empresa contava apenas com artesanato da China, Índia e outros países.

Resultados

A ação em rede já contabilizou nas Unidades Produtivas Artesanais do Espírito Santos, o valor de R$ 79.850,00 e outros R$ 25.320,00 para as Unidades da Bahia. Os demais estados estão em fase de negociação e ajustes de peças exclusivas que irão compor a coleção da Le lis Blanc.
Ainda durante esse primeiro encontro, o Sebrae no Acre apresentou o biscoito de castanha e a castanha fatiada salgada, deixando a proprietária da loja bastante impressionada. Após vários meses de negociações e produção de rótulos específicos com a marca da empresa, o produto foi lançado neste mês de agosto. Com isso, já é possível saborear o biscoito da castanha, a castanha fatiada e salgada em qualquer das lojas da Le lis Blanc no Brasil.
Cabe aqui ressaltar o empenho e o espírito de cooperação do pessoal do Sebrae na Bahia, fundamental para a prospecção dessa importante oportunidade comercial de inserção do artesanato brasileiro em uma grande loja como a Le Lis Blanc.

Projeto Comércio Brasil

O projeto Comércio Brasil foi criado em 2005 e representa um instrumento para facilitar o acesso e o relacionamento sustentável entre as micro e pequenas empresas e novos canais de comercialização.

Esse acesso se dá por meio de uma rede de agentes de mercado estaduais que recebem treinamento específico na metodologia do projeto. Com isso, eles passam a mapear novos canais de comercialização e novas oportunidades de negócios entre a rede estabelecida, buscando a abertura de novos mercados para as empresas participantes do projeto.
O projeto é dirigido às micro e pequenas empresas formais dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações.

Fonte da informao: http://artesanatosebrae.blogspot.com de 12/08/09

 

 

 

Meu Bazar

© Copyright 2008 ARTESANATO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.

ArtesanatoBauru é uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover a cultura em nossa região.